terça-feira, 28 de julho de 2009

Inquietação...

O ser humano é por natureza insatisfeito. Há uma constante inquietação que nos move. Desejamos sempre algo que não temos (que ainda não temos) e motivamos a sensação de poder que nos percorre. Ansiamos o estado pleno de prazer mas a cada instante acabamos por ser vítimas da volatilidade dos limites que concebemos.
E se assim não fosse? Teríamos força e pujança para nos desenvencilharmos dos obstáculos? Não seriam as dificuldades um atrofio à nossa própria evolução mental?
De facto, esse estado de insatisfação nato impulsiona-nos o corpo e atiça-nos a mente. Está-nos no sangue uma sorrateira propensão natural ao desafio. E nós procuramos incessantemente esse instinto de conquista, mesmo que inconscientemente, de forma tão autónoma que nem damos conta!
A cada momento precisamos de exteriorizar, de sentir, de provocar, de desafiar, de conquistar, de amar… enfim... precisamos de tudo que nos toque e nos mova. Precisamos sentir a dinâmica que nos envolve e que nos toma como presa.
Percorremos a cada instante o desejo de ascender ao patamar sensorial que nos sequestra e nos leva a desfrutar, sem limites, do nosso Eu. Aquele patamar solto e das irrelevâncias, que nos liberta a imaginação e faz da criatividade a arma, por excelência, para nos superarmos.
Nada é intocável e tudo pode ser desejável. Haja conteúdo e capacidade para volatilizar os limites e extrair da sedução o mesmo prazer da conquista. Assim, até a própria derrota nos faz crescer em vez de conter.

2 comentários:

  1. a insatisfação é o que move o ser humano,a constante mutação faz com que ele seja assim,leva-o sempre em busca de algo mais. o que é relevante hoje,não o foi ontem e poderá não o ser amanhã,os estágios vão chegando de acordo com a aprendizagem de cada um e a inércia revela-se um poderoso obstáculo a esse crescimento e aprendizagem.
    bjs de luxo

    ResponderEliminar
  2. O prazer e a riqueza da volatilidade do pensamento... nada mais eficaz contra a inércia e a estagnação do saber!
    Obrigado pelo comentário Amiga.
    Beijinho*

    ResponderEliminar